

PROBLEMAS COMUNS QUE AFETAM OS PÉS
Os pés, muitas vezes esquecidos por nós, são muito importantes para a saúde do nosso corpo. São a primeira parte do corpo que entra em contato com o chão quando andamos, saltamos ou corremos. Por isso, é fundamental que eles estejam íntegros, sem dor e “funcionando” correctamente.
São muitas as condições que podem afectar os pés. Um problema pode vir de um simples calo, que dói e é esteticamente feio, até uma patologia mais grave, que limita a pessoa na realização das suas actividades de vida diária. Portanto, é fundamental saber um pouco sobre as patologias e algumas dicas de como cuidar os nossos pés.

Unha Encravada ou Onicocriptose
Unha encravada ou também chamada de onicocriptose é quando a unha cresce "dentro da carne" ao invés de sobre esta. É uma condição comum que causa desconforto ou dor intensa, principalmente no dedão do pé (primeiro dedo), e que pode muitas vezes infeccionar. A unha fica encravada Quando a borda lateral da unha fere a pele adjacente e ocorre a inflamação, geralmente apresentando uma lesão chamada "Granuloma Piogênico, também conhecido por carne espanjosa).

Úlcera, Mal perfurante Plantar
O mal perfurante plantar é uma ulceração crônica em áreas anestésicas por trauma ou pressão. Esta ulceração é bem comum em portadores de hanseníase e diabetes mellitus. As úlceras plantares em pacientes com hanseníase e diabetes não ocorrem exatamente por causa da doença, mas sim devido aos efeitos neuropáticos sobre os pés. Isto aumenta o risco de trauma para os pés dos pacientes, levando ao desenvolvimento de úlceras crônicas de dificil cicatrização (complexas), principalmente se não aliviar a pressão, causada pela pisada, sobre a úlcera.

Onicalgia por trauma subungueal
Quem já sofreu uma pancada no dedo dos pés, sabe como é doloroso. E além de sentir uma intensa dor, ainda tem que lidar com aquela coloração estranha que vai surgindo ao passar dos dias, e passamos dias sem poder se quer calçar um sapato. Pois é, além disso tudo, ainda corremos o risco de ficar sem a unha. O hematoma subungueal é o surgimento de sangramento abaixo da unha, e se manifesta após um trauma (pancada), que causa dor intensa devido a pressão que o sangue exerce sobre a unha. Logo após o trauma surge um coagulo abaixo da unha, manifestando uma coloração que varia do vermelho ao azulado e enegrecido. Geralmente a coagulação ocorre de 3 a 5 dias após o trauma, e que durante a fase azulada a dor é moderada, na fase enegrecida (preta) a dor some. E devido esta coagulação, a unha pode desprender do leito ungueal.

Calos
Um calo é uma quantidade espessada da pele que pode se desenvolver na parte inferior dos pés que entram em contato com o chão. A pele formando o calo pode ser cinza ou amarelada na aparência, seca, dura, dolorosa e escamosa. Calos nos pés podem ocorrer devido a deformidades ósseas, uso indevido de sapatos ou uso de meias que colocam pressão sobre as áreas dos pés que não são utilizadas, aumentando consideravelmente o estresse sobre essas superfícies da pele. Com um tratamento preventivo e curativo, sua pele dos pés com calos pode ficar lisa e super saudável.

Micoses (Onicomicose)
As micoses são causadas por fungos que gostam do calor, pois este favorece a sua propagação. Praticamente todas as pessoas estão expostas ao contágio, pois os fungos proliferam um pouco por toda a parte, reproduzindo-se quando estão reunidas as condições ideais que conjugam temperatura elevada, humidade e escuridão. Existem dois tipos de micoses no pé:
Qualquer que seja a sua forma as micoses são muito incomodas. Existe tratamento, mas deve sempre ser recomendado por um podologista. O tratamento é quase sempre prolongado e não devendo ser interrompido assim que terminem os sintomas, pois os fungos podem resistir nas camadas mais profundas da pele.